Blender para todos! - Parte III

Chegamos então na terceira parte desta série, que visa levar o 3D para a comunidade de Software Livre e outros
interessados, sem restrições. Vamos aprender a importar vetores para o Blender, fraturar objetos 3D e o melhor,
Explosões 3D!

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Por: Guilherme RazGriz em 14/02/2012 | Blog: http://razgrizbox.tumblr.com


Inkscape? Não era 'Blender para todos!'?



Caros,

Antes de prosseguirmos, gostaria de sugerir aos novos leitores desta série, que leiam as partes anteriores deste artigo, para que o aproveitamento seja completo:
Prosseguindo, hoje nós vamos começar por um software relativamente pouco explorado pela grande maioria aqui. Estamos falando do nosso carro chefe em matéria de desenho vetorial livre, ou seja o Inkscape.

Nosso objetivo com o Inkscape é bem simples, vamos transformar uma imagem de traços simples em um vetor, para depois transformar este produto em arte 3D no Blender.

Mas isto não impede que você tenha interesse também pelo Inkscape no futuro. =]

Para importar a imagem, basta arrastá-la para dentro do programa:
Linux: Blender para 
todos! Parte III

Feito isso, vamos rasterizar esta imagem de Bitmap para vetor, ou seja, vamos reproduzi-la! Para tanto, basta selecioná-la e abrir a ferramenta de rasterização, como visto na imagem abaixo:
Linux: Blender para 
todos! Parte III

A rasterização é um processo muito simples, neste caso, basta definir o a intensidade do brilho e dar 'OK'.

Quem desejar saber mais, pode consultar este outro documento que escrevi sobre o assunto neste link:
Linux: Blender para 
todos! Parte III

Quando terminar o serviço, basta deletar a imagem base e salvar como 'SVG', não se esqueça de coloca-la em um lugar de fácil acesso, pois vamos precisar dele agora.
Linux: Blender para 
todos! Parte III

Linux: Blender para 
todos! Parte III

Feito isso, feche o Inkscape e abra o Blender. Vamos direto importar o nosso vetor! Este processo é extremamente simples. Comecemos solicitando a importação do SVG, como visto abaixo:

* Note que agora basta dizer ao Blender onde está o arquivo desejado. =]
Linux: Blender para 
todos! Parte III

E pronto! Olha o nosso vetor ai dentro!
Linux: Blender para 
todos! Parte III

Agora que já o importamos, vamos dar a ele a dádiva do 3D .

Tudo começa na aba de controle dos vetores do Blender, localizada do lado direito. Ali vamos até o campo denominado 'Geometry', começando pela extrudição do nosso vetor. Aqui você é livre para determinar a grossura que desejar.
Linux: Blender para 
todos! Parte III

Feito isto, vamos até a aba denominada 'Materials', para dar um toque de cor ao nosso vetor, escolha o tom que você desejar .
Linux: Blender para 
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Para alterar o plano de fundo do nosso projeto é muito simples, na aba denominada 'World', basta trocar a cor do Ambiente para a que você desejar e pronto! Para ilustrar o exemplo, escolhi: Preto:
Linux: Blender para 
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Se eu renderizar, agora eu tenho:
Linux: Blender para 
todos! Parte III

Ou, eu posso apertar a tecla: N, e rotacionar o objeto do jeito que a imaginação mandar!
Linux: Blender para 
todos! Parte III

Apenas para não perder o costume, vamos colocar um pouquinho mais de luz sobre o nosso projeto:
Linux: Blender para 
todos! Parte III

Agora que já sabemos como brincar com o vetor, vamos apimentar as coisas na próxima página!
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Páginas do artigo
   1. Inkscape? Não era 'Blender para todos!'?
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Comentários
[1] Comentário enviado por levi linux em 14/02/2012 - 13:46h

Parabéns, ótimo artigo, pelo visto em pouco tempo, teremos um curso completo de Blender, 11!

[2] Comentário enviado por julio_hoffimann em 14/02/2012 - 19:50h

Parabéns Guilherme, ótima série!

Abraço!

[3] Comentário enviado por _andre_galdino em 15/02/2012 - 09:14h

Parabéns pelo artigo. Muito bom mesmo!

Abraço.

[4] Comentário enviado por junqueira em 26/12/2014 - 23:04h

Onde eu baixo a imagem?


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